Bem Vindo á

ACR Linhaceira 

Rancho Folclórico

Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira

Rancho Folclórico da Linhaceira

Rancho Folclórico de Linhaceira

    Historial
Rancho Folclórico de Linhaceira - Tomar
O Rancho Folclórico de Linhaceira é uma das secções da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, aldeia pertencente à freguesia de Asseiceira, situada a sul do concelho de Tomar, região do Alto Ribatejo.
Iniciou as suas actividades em 04 de Maio de 2002, com o objectivo de recuperar e divulgar a cultura popular da sua aldeia.
Através de um profundo processo de recolhas, os seus elementos pretendem representar tão fielmente quanto possível o modo de trajar, cantar e dançar, dos camponeses e camponesas, seus avós e bisavós, nascidos entre 1880 e 1930 em Linhaceira.
Dele também faz parte uma "Escola de Brincadeiras Tradicionais Populares".
Na sua tocata podemos escutar além das cantadeiras e cantadores, as violas de caixa, o harmónio, os acordeões, o realejo, as castanholas, o reco-reco, os ferrinhos, as pinhas e o cântaro e medida.
As modas que recolheu e que apresenta, para além do cunho próprio que lhes deu as gentes desta terra ribatejana, evidenciam a forte influência do trabalho em conjunto com os ranchos da Beira Baixa e da Alta Estremadura.
É sócio do INATEL, membro da Federação do Folclore Português, da Associação de Defesa do Folclore da Região de Turismo dos Templários e da Federação Portuguesa de Colectividades.

Um de Muitos videos do nosso canal do YouTube

Morada
Urbanização da Boavista
Linhaceira, 2305-114, Tomar

Contactos
Email:
[email protected]   Telefone:
249 381 109

© Copyright 2018   - ACRL